PERFURATRIZES: AGILIDADE E PRECISÃO NA CRIAÇÃO DE FUROS

Utilizadas desde a antiguidade em diversas áreas e para diferentes fins, as perfuratrizes (ou máquinas de perfuração) são equipamentos capazes de produzir furos profundos no solo ou em rochas. Muito eficazes e produtivas, essas ferramentas são empregadas, principalmente, em situações que exigem técnicas apuradas e cortes precisos, tornando-se indispensáveis para uso em obras de infraestrutura, construção e para o setor de mineração.perfuratriz

Devido à sua precisão, inclusive, em 2010, uma dessas máquinas auxiliou no resgate dos 33 mineiros soterrados em uma mina no Chile, a 700 metros abaixo do solo.

Perfuratrizes rotativas

Usadas principalmente para furar grandes profundidades, como poços petrolíferos e prospecções, as perfuratrizes rotativas trabalham com um movimento de rotação contínuo, que é transmitido à broca em ações de grande pressão. No entanto, seu sistema conciso também as tornam ideais para uso em outras tarefas, como furos em concretos armados e muros de contenção.

De acordo com o analista de cortes e furos da Locbras, Sérgio Sousa, essas máquinas podem ser manuseadas na produção de furos para a passagem de condutores (tubos, canos de água e fiação elétrica), cabos de comunicação e para a instalação de sistemas que colaboram no combate ao incêndio. “Uma laje residencial, por exemplo, possui cerca de 8 a 10 cm de espessura. Com uma broca de 4 cm de diâmetro é possível fazer um furo de 10 cm em no máximo 5 minutos”, exemplifica Souza, que ressalta a resistência do concreto como fator principal para a velocidade da produção do furo.

Outro recurso interessante destas perfuratrizes é a utilização de água durante a criação do furo. Sérgio Sousa afirma que esse processo é fundamental para o resfriamento da broca (o aquecimento causado pelo atrito e rotação pode partir a peça), na limpeza do buraco e na redução da produção de poeira.

Equipamentos para locação

A oferta de perfuratrizes para locação é algo especialmente providencial para algumas cidades em que a demanda nem sempre é frequente. Um exemplo é Fortaleza, onde a Locbras, empresa do Grupo Orguel, vem investindo não só na prestação do serviço para execução de perfurações, mas também para aluguel de equipamentos. Atualmente, a empresa oferece três modelos diferentes de perfuratrizes rotativas, disponíveis com brocas de diferentes diâmetros (de uma a 16 polegadas).

Posted in: Locação, Produtos

Leave a Comment (0) ↓

Leave a Comment